Não é exagero dizer que as varandas ganharam um novo significado em tempos de isolamento social. Além de serem, em geral, um dos ambientes mais relaxantes da casa, elas acabam sendo a forma que muitos têm de ver o mundo durante a pandemia. Nesse sentido, as varandas gourmet – ou seja, aquelas equipadas para desfrutar refeições e receber (e que, em geral contam com uma churrasqueira) – saem na frente como um dos ambientes mais valorizados. E existem maneiras de otimizar o ambiente para que ele acomode da melhor maneira possível as refeições e o tempo de lazer em família nos apartamentos, que em geral não têm tanta área documento para além do espaço. Para se inspirar, veja estes 15 apartamentos que têm ótimas ideias para a varanda gourmet, mesmo sem tanta metragem disponível:
1. Clima jovem e com tons acinzentados
A varanda gourmet é uma das estrelas deste apartamento jovem de 96m² no bairro da Lapa, em São Paulo. A exigência dos clientes, um engenheiro e uma estilista recém-casados, era justamente ter espaços amplos o suficiente para receber amigos e família com comodidade. Por isso, os profissionais da Degradê Arquitetura e Interiores fizeram uma reforma que durou quatro meses e levou abaixo várias paredes. A varanda acabou integrada à sala de estar, e recebeu uma ilha para apoio da churrasqueira com espaço para fazer refeições e churrascos com comodidade – exatamente como queriam os clientes! A madeira da bancada de refeições aquece o revestimento preto da ilha, e as cadeiras altas em azul acinzentado acrescentam cor sem destoar da estética clean.
2. Totalmente integrada
Uma varanda pequena não fazia jus às necessidades dos novos proprietários deste apartamento em São Paulo, que tinham planos para aumentar a família. A arquiteta Fernanda Moreira Lima, portanto, modificou a distribuição original, nivelando o piso e unindo a varanda e a área social para criar um ambiente único, versátil e amplo. A churrasqueira foi mantida, e a varanda / sala de estar virou uma varanda gourmet com muito conforto. A ilha em pedra foi acrescentada para facilitar o preparo de refeições com a churrasqueira. A marcenaria e a luminária são os destaques na décor do espaço, aquecendo e trazendo charme enquanto mantém a paleta neutra do ambiente.
3. Revestimento alegre
Difícil não notar o revestimento colorido escolhidos para a varanda gourmet deste apê que ganhou mais espaço graças à reforma conduzida pelo arquiteto Rafael Leão, do Studio3.7 para uma jovem médica solteira. No ambiente, o piso foi nivelado com o uso do tecnocimento – material que imita o cimento queimado e não tem juntas, garantindo amplitude ao espaço – e o vidro foi empregado para finalizar. A parede da churrasqueira acabou virando o grande destaque, com azulejos coloridos que alegram o ambiente. Destaque também para o mobiliário em madeira e para a luminária preta que combina com churrasqueira.
4.Clean e com jardim vertical
Os proprietários deste apartamento de 162 m² no bairro da Chácara Klabim, em São Paulo, queriam um lar elegante e que ao mesmo tempo fosse um espaço acolhedor e funcional para a família com dois filhos adolescentes. Dentre as adaptações realizadas pelo escritório de arquitetura GF Projetos, o destaque vai para o jardim vertical da varanda, que foi semi integrada à sala de estar. A mesa de refeições e a bancada acoplada à parede garantem muito espaço para receber convidados no ambiente despojado e super confortável.
5. Churrasqueira colorida
Projetado para um jovem solteiro, este apartamento ganhou diversos detalhes para que o proprietário pudesse realizar o desejo de receber os amigos com conforto e modernidade. Um dos ambientes mais importantes do projeto, criação do escritório Mandril Arquitetura, era a área gourmet com churrasqueira. O destaque no ambiente, integrado ao living, fica para os ladrilhos hidráulicos em azul e verde. O revestimento coloriu a frente da ilha e o backsplash ao fundo. A churrasqueira em si ficou discreta, toda revestida por um porcelanato com efeito cimento queimado. As bancadas, por sua vez, foram revestidas com um quartzo cinza.
6. Destaque para a vista
Localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, este apartamento de 120m² é o novo lar de um jovem casal, que adora viver cercado dos amigos. Por isso, a área social foi a prioridade do arquiteto Denis Fuzii, do Studio Dlux, que valorizou a vista privilegiada do imóvel criando um ambiente aconchegante com cadeiras em madeira. Na paleta de cores, o cinza predomina exceto, é claro, pelo backsplash em azulejos coloridos e estampados, o grande destaque do ambiente.
7. Preto, madeira e muitas plantas
Um casal com um filho de oito anos se mudou de um pequeno apartamento para um dúplex de 120m² na mesma rua, em Osasco, SP. Como a principal motivação era ter espaço para receber visitas, um dos maiores objetivos da decoração de interiores foi a criação de um espaço gourmet confortável para as reuniões familiares e, ao mesmo tempo, um ambiente relaxante para o dia a dia. O projeto, assinado pelo Studio 92 Arquitetura, não precisou demolir nenhuma parede e a varanda gourmet ganhou a cor preta no décor a pedidos dos moradores. O contraponto acontece pela presença das plantas, que confere leveza ao ambiente. Para maior praticidade na hora de cuidar das espécies, foram usados vasos auto irrigáveis com jiboia, jiboia-limão, samambaia e costela de adão.
8. Tons de cinza para aconchego
Em cinco meses de obra, este apartamento no bairro do Ipiranga, São Paulo, mudou completamente. Os moradores pediram à arquiteta Patricia Pasquini uma decoração clean, aconchegante e jovem para o imóvel de 65m² Na varanda gourmet, predominam os tons neutros e suaves, que tornam o espaço super aconchegante. Perfeito para aproveitar em família!
9. Cores vibrantes mais sem exageros
Diferente de muitos casais, os donos deste apartamento queriam um lar atemporal, mas que não fosse sóbrio demais. Por isso, as arquitetas Paloma Safra e Catherina Cimerman, do escritório Casa Tio Arquitetura, precisaram investir nas cores, mas sem exageros, para não correr o risco de deixar o décor datado demais. Entrou em cena o ladrilho hidráulico no backsplash da varanda gourmet, que deixa o espaço de base neutra um aconchego puro. O sofá e a mesa redonda também garantem espaços de sobra para relaxar e receber.
10. Cobogós, jardim vertical e banco suspenso
Quando as arquitetas Carla Tortelli e Luana Fernandes, do Arquitetando Ideias, foram contratadas para reformar este apartamento gaúcho de 130m² em Porto Alegre (RS), os moradores pediram um espaço no qual pudessem cozinhar, receber amigos e fazer um churrasco. Um dos destaque da varanda gourmet é a parede de cobogós com diferentes desenhos, que cria uma divisória geométrica no espaço semi integrado com a sala de estar. Aliás, esta parede de cobogós está atrás de uma mesa de jantar que se estende, se transforma em uma champanheira e, ao final, vira uma equipada bancada de preparo de alimentos ao lado de onde está posicionada uma churrasqueira. É como se o centro dessa área de receber fosse a churrasqueira e as interações, conversas e brinques que se realizam ao redor dela. E, claro, não passam despercebidos o jardim vertical e o banco charmoso, que criam o ambiente perfeito para relaxar no dia a dia.
11. Bar na varanda
Esqueça a churrasqueira! Esse bar transformou a varanda gourmet em um espaço aconchegante para receber clientes. Com estilo industrial, o mármore preto que compõe a bancada é um dos destaques do projeto da arquiteta Sabrina Becker, trazendo personalidade ao projeto. O uso da madeira na mesa contrasta com a textura e cor do mármore, e ajudam a compor a vibe rustica do espaço.
12. Toques orientais para acalmar
Este apartamento dúplex no bairro do Panamby, em São Paulo, é habitado por um médico budista que desejava toques orientais e lembranças de viagens na decoração de seu imóvel. O escritório Bianchi & Lima assina o projeto. Na área da churrasqueira, os ladrilhos hexagonais em tons terrosos trazem charme ao décor e combinam com a paleta de cores serena do restante do projeto. O vaso e as plantinhas também ajudam a compôr um ambiente relaxante, onde a vista é o elemento principal.
13. Colorido e funcional
Um casal descolado dono deste apê não conseguia se decidir se queria ou não uma varanda gourmet: quando eles procuraram a arquiteta Beatriz Quinelato, expuseram o dilema – o marido não abriria mão dos churrascos, mas a esposa não queria ver a churrasqueira no dia a dia, quando não estivesse em uso. A questão foi resolvida com um painel azul retrátil que deixou todos felizes. Outro destaque do décor é a luminária metalizada em rosé, no mesmo tom dos vasinhos. O contraste com o azul garante um ambiente que reflete a personalidade dos moradores, além de atender a todas as necessidades.
14. Sofisticado e relaxante
Neste apartamento de 150 m², em São Paulo, não faltam estilo e conforto no décor minimalista. A família – um casal e seus dois filhos – que vive ali ama receber muitos convidados, por isso pediu uma área social ampla e integrada com a varanda, com vários assentos para acomodar bem os amigos. Quem assina o projeto é o escritório Studio 19 Arquitetura e Design, que bolou esta varanda gourmet sofisticada em tons claros para valorizar a luz natural e relaxar. A mesa em vidro translúcido também torna a limpeza mais prática, além de deixar visível o elemento aconchegante. Perfeito para receber com conforto e elegância!
15. Muita madeira e luminária em destaque
Com uma varanda subutilizada e cheia de espaço, a moradora deste apartamento em São Paulo decidiu reformar o ambiente para transformá-lo no ponto alto da casa. Comandada pela arquiteta Isabella Nalon, a transformação resultou numa sacada mais funcional para o dia a dia e com uma decoração versátil para a varanda com churrasqueira. O maior destaque é o uso de muita madeira, que tornam o espaço aconchegante e perfeito para momentos em família. Outro ponto que faz a diferença é a luminária rosa, que deixa o espaço cheio de estilo!
Fonte: https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2020/08/apartamento-com-varanda-gourmet-15-projetos-com-otimas-ideias-de-decor.html